Vivências d´Hoje, Lda. - Elementos de Arquitectura

VIVENCIAS-DHOJE.pt :: Vivências d'Hoje

Sábado, 31 de Julho de 2021

Primeira Página
Home Mapa do Site Contactos

  

 

  

 

 

 


 

 

A Olivari iniciou a sua actividade em Borgomanero (No) Itália em 1911 com a produção de puxadores de portas e janelas em latão, bronze e níquel prata. Desde o início dos anos 30, foi das primeiras empresas italianas que estabeleceu uma relação entre a indústria e os agentes culturais, assim, colaborando com os mais prestigiados nomes no campo da arquitectura desse tempo (Puxadores como Libertas e Iustitia de Marcello Piacentiniare são, efectivamente, daqueles anos).
Nos anos 50 a Olivari colaborou com o Instituto Donegani e aperfeiçoou a liga de alumínio e do processo de anodização, o que levou à produção do primeiro puxador obtido através de oxidação anódica, o modelo Bica por Magnaghi e Terzaghi. Outros puxadores foram desenvolvidos em conjunto com os protagonistas da reconstrução pós-guerra: Ponti, Mangiarotti, Gardella, Nizzoli, BBPR, Asti, Albini - HELG, Caccia Dominioni, Colombo.
Nos anos 70, estando na vanguarda em termos de tecnologia e constantemente acompanhando a evolução do gosto, a Olivari, introduzia em Itália um novo material no âmbito dos puxadores: a resina, e produziu os modelos Boma, Iseo e Lario pelo Studio Monti GPA. Isto revolucionou formas e introduziu cores, aumentando, assim, um grande interesse entre os profissionais do sector.
No início dos anos 80 o seu negócio evoluiu em todo o mundo e desenvolveu tecnologicamente com a colaboração de Giugiaro, Stoppino, Porsche, Bonetto, Magistretti, Mendini, Iosa Ghini.
Nos anos 90 a Olivari consolidou internacionalmente o seu papel de lider do sector dos puxadores em termos de alta tecnologia e grande incisão sobre aparência e formas. É nesses anos Olivari que ganhou o prémio Compasso d'Oro (1991) e que foram concebidos os puxadores por Branzi, Portoghesi, Sapper, Tusquets.
Nos primórdios 2000, iniciou a produção dos puxadores desenhados por Mari, Sargiani, Irvine, Lissoni, Dordoni, que são perfeitos intérpretes das mais rigorosas formas do minimalismo.
Sobre a frente dos acabamentos, Superfinish® é a grande novidade - um novo ciclo tecnológico patenteado pela Olivari, que mantém a superfície em cor e brilho inalterado ao longo do tempo (30 anos garantia) mesmo em ambientes de ar maritimo. A investigação levada a cabo tem ido muito além deste com BioChrome®, que confere um recorde mundial à Olivari. BioChrome® é uma inovadora e ecológica cromagem patenteada por Olivari, a primeira e única empresa no mundo que conseguiu aplicar cromo trivalente em latão em vez de cromo hexavalente, que é prejudicial para a saúde e poluente.
O terceiro milénio apenas começou e a investigação Olivari continua...

 

 

 

CLIQUE AQUI PARA ACEDER AO SITIO DA OLIVARI E VER O CATÁLOGO DE PUXADORES.

 

Copyright © VIVENCIAS-DHOJE.pt 2008

Todos os direitos reservados

Home

Contactos

Termos e Condições

Desenvolvido por OPTIMEIOS